Uma semana intensa, repleta de aprendizados: é isso que acabamos de proporcionar a servidores do SEBRAE-RS, mais um grande parceiro. As atividades tiveram início na segunda-feira, dia 26, com o Aquarium Workshop de Projetos, e se encerram hoje, dia 29, com a última sessão do AQUA – Comportamento em Gestão de Projetos. Ambos os cursos são exclusivos da STEINBEIS-SIBE do Brasil e, juntos, dão conta de fatores fundamentais para garantir o sucesso de um projeto: a gestão do trabalho propriamente dito e das pessoas responsáveis por conduzi-lo.

No Aquarium Workshop de Projetos, após um dia dedicado a teoria, os participantes têm a chance de verificar na prática tudo que aprenderam. O desafio proposto é a construção da estrutura chamada Aquarium: cabe ao grupo dar conta de absolutamente todos os aspectos da gestão, passando pela análise, planejamento, execução, controle e encerramento do projeto. O curso envolve aspectos complexos da gestão de projetos, como a análise de valor agregado, vistos de forma prática e possibilitando aos participantes a rápida associação aos processos gerenciais vivenciados em sua organização.

O AQUA, por sua vez, explora o fator pessoal da gestão – peça de extrema importância em qualquer ambiente de trabalho, tantas vezes negligenciada. Com dinâmicas focadas em interações comuns a todo tipo de projeto, como tomadas de decisão e feedback, o curso tira os participantes de sua zona de conforto, colocando-os nos mais diversos papéis para propor uma questão central: como administrar comportamentos internos e potencializar o capital humano envolvido no projeto? O objetivo é explorar ao máximo o desenvolvimento de competências comportamentais de gestores e líderes.

Esse programa de capacitação junto ao SEBRAE-RS chega ao fim hoje, mas o Aquarium e o AQUA ainda têm uma série de turmas confirmadas até o fim do ano.