img-noticia-sibe-perfil-peter

 

Ao se observar a trajetória profissional de Peter M. Dostler, é difícil não traçar um paralelo com a formação da própria STEINBEIS-SIBE do Brasil, instituição na qual hoje atua como Diretor Executivo: o consultor e a empresa compartilham não apenas a origem alemã, como também a determinação de ampliar horizontes no mercado brasileiro, colocando-se a serviço do melhor desenvolvimento de organizações, empresas e profissionais.

Natural de Stuttgart, Peter atua no Brasil desde a década de 1990, acumulando mais de 20 anos de experiência em território nacional, bem como em países como Áustria, Itália, EUA, Argentina, México e a África – além, é claro, de sua terra-natal. Sua especialidade é gestão: estratégica, de projetos e negócios e pessoal. Foi essa expertise que o trouxe ao Brasil, para uma consultoria que, inicialmente, deveria durar apenas um ano. O empenho do alemão em investir no mercado nacional, porém, fez com que esse ano se desdobrasse em outros sete e, por fim, ele se estabeleceu de uma vez por todas em Brasília, em uma parceria com a UnB: professor da escola de empreendedorismo e consultor da incubadora de empresas da universidade.

Foi esse processo em Brasília que plantou a semente para o nascimento da GDconsult, a empresa de consultoria que, por sua vez, serviu de base para o estabelecimento da STEINBEIS-SIBE do Brasil. Um projeto de Peter junto à Universidade de Miami – primeiro como pós-graduando, depois como professor – levantou o questionamento: por que não buscar uma parceria com uma universidade alemã? Começava então o caminho que, em questão de alguns anos, levaria à implantação da STEINBEIS-SIBE do Brasil.

Atualmente, Peter atende organizações e empresas na América do Sul, na Europa e também na África, onde atua como consultor do Fundo Monetário Internacional – FMI de Washington. Ele representa também a Federação da Indústria do Estado Federado de Baden-Wuerttemberg, estado de maior expressão econômica da Alemanha. No Brasil, foi ainda condecorado com a Medalha do Pacificador do Exército Brasileiro, pelos serviços prestados na área de planejamento e gestão estratégica durante anos.