Na última semana, foi dado o primeiro passo para uma grande mudança na gestão do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF): a elaboração do planejamento estratégico da entidade, em parceria com a STEINBEIS-SIBE do Brasil.
O processo, que prevê um planejamento que contemple as atividades desenvolvidas até o ano de 2020, teve início com uma primeira reunião para a coleta de dados, realizada no Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul), em Pelotas. A etapa de pesquisas, contudo, contará com visitas a todas as instituições relacionadas, de forma a considerar as diferentes realidades regionais. Quem conduz a construção do planejamento é Peter Dostler, Diretor-Executivo da STEINBEIS-SIBE do Brasil que, em questão de dias, visitou também os institutos federais do Rio Grande do Sul (IFRS) e de Santa Catarina (IFSC).
Segundo Marcelo Bender Machado, presidente do Conselho e reitor do IFSul, “precisávamos de uma tomada de decisão frente a nossos desafios estratégicos, levando em consideração todas as peculiaridades da Rede Federal”. O presidente acompanhará todas as entrevistas realizadas na região sul. Dostler acrescenta que “queremos traduzir estratégias em ação e ação em resultados”.