Seja no setor público ou privado, instituições e empresas vêm buscando aprimorar seus métodos de planejamento estratégico – sinal da crescente mentalidade voltada a uma visão mais crítica dos processos. Vê-se, cada vez mais, que a excelência na entrega de resultados é fortemente impactada pela condução do projeto. Uma ideia que pode parecer óbvia, mas ainda não corre no sangue de tantos membros do mercado nacional.
Nós da STEINBEIS-SIBE do Brasil, acreditando no potencial transformador de uma equipe capaz de pensar e comunicar estrategicamente suas ações, suas decisões e seus resultados, conduzimos, nas últimas semanas, cursos e palestras que vão impactar os rumos de 2016 para grandes clientes e seus parceiros.
Em Alagoas, estivemos com o SEBRAE, participando do fortalecimento da gestão estratégica. Desenvolvemos em conjunto uma série de práticas – como um desdobramento da estratégia para as unidades, elaboração de painéis de contribuição com metas, bem como definição e aperfeiçoamento dos processos –, de forma a incorporar uma discussão mais elaborada desse processo ao dia a dia de gestores e analistas. É vital entender como ações individuais impactam na estratégia, bem como no ambiente de negócios das pequenas empresas. E além da moderação desse processo, também avaliamos os resultados de 2015 e propusemos melhorias para 2016.
Já no Rio de Janeiro, tivemos um trabalho similar em uma área totalmente diversa. Junto à Sunset Services, empresa que oferece uma vasta gama de serviços de apoio a eventos de toda sorte, fizemos a estruturação de todo um método de gestão de projetos, além da elaboração do projeto de limpeza e segurança para os Jogos Olímpicos de 2016. Com uma rodada de capacitação para toda a equipe envolvida, dividimos o projeto principal em quatro subprojetos, de forma a identificar as entregas e monitorá-las de maneira mais eficaz. O trabalho começa agora, mas só tem fim em outubro, após os Jogos Paralímpicos.