Ciclo de gestão estratégica

 

A metodologia propõe uma abordagem cíclica do processo de gestão estratégica. Isso significa que as atividades de gestão podem ser entendidas como ondas que se repetem a cada novo ciclo de gestão. É importante destacar que a frequência com a qual ele ocorre deve ser diretamente proporcional a intensidade na qual ocorrem as alternâncias políticas na organização. A estratégia deve estar na pauta de discussão de quem lidera a organização e não apenas ser lembrada no início de uma nova gestão.

A intenção é tornar os instrumentos gerenciais um marco na continuidade de propostas relevantes para a organização em gestões subsequentes. O ciclo de gestão constitui-se num conjunto de etapas que podem ser entendidas como macroprocessos que reúnem diversas outras atividades em seu contexto.

 

  • Definição da estratégia: fase inicial na qual são elaborados os principais referenciais estratégicos, como missão, valores, visão de futuro, mapa estratégico, painel de indicadores, metas institucionais e alinhamento à gestão e às intervenções.
  • Alinhamento da organização: pressupõe organizar internamente o ambiente para que facilite a implantação da estratégia, envolvendo três pontos fundamentais: estruturação organizacional, escritório de projetos/processos – com ênfase na gestão integrada da inovação – e comunicação estratégica.
  • Implantação da estratégia: trata da ação, do momento de agir e caminhar em direção da estratégia. Três aspectos marcam claramente esta etapa: desdobramento da estratégia, alinhamento das equipes, assessoria aos processos de gestão e sistema de gestão estratégica.
  • Monitoramento e avaliação: significa mensurar, analisar e promover modificações necessárias em função das avaliações que são feitas periodicamente na estratégia. É preciso manter sincronizado a estratégia e o que é pauta o dia a dia da organização.
  • Comunicação & aprendizado: a comunicação é o coração da estratégia e deve ser desenvolvida tanto internamente quanto externamente, em função da divulgação dos avanços gerenciais e dos resultados alcançados. O modelo de gestão estratégica integrada toma como diretriz os valores centrais da organização e possibilita bases para um processo contínuo de aprendizado. O desenvolvimento da organização e das pessoas é um dos resultados perseguidos por essa metodologia.
  • Programa de gestão e desenvolvimento institucional (PDGI)