Peter Dostler: MBA em Administration and Business for the Executive Manager pela School of Business Administration at University of Miami e MBA em Gestão de Negócios para Executivos pela Escola de Administração de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (EAESP/FGV). Especialista em Estratégia, em Gestão da Inovação, em Gestão de Projetos e em Gestão de Negócios. Natural de Stuttgart, Alemanha, tem mais de 20 anos de experiência como coordenador e consultor internacional, atuando nos mercados nacional e global, atendendo a clientes de diferentes segmentos da iniciativa privada e do governo. Destaque para projetos desenvolvidos em países como Alemanha, Áustria, Itália, EUA, Argentina, México e Brasil. Palestrante e conferencista em seminários relacionados à inovação e à gestão de alta performance. Instrutor de Programas como o de Excelência Gerencial do Exército Brasileiro – condecorado com a Medalha do Pacificador. Atuou como Consultor Executivo da Kienbaum, uma das cinco maiores consultorias da Europa, líder de mercado na Alemanha. CEO da GD – Gestão & Desenvolvimento Empresarial Ltda. Representante no Brasil da Steinbeis University Berlin e da Federação da Indústria de BadenWürttemberg (estado com maior representação econômica da Alemanha). Professor-convidado de Programas de Pós-MBA junto a Fundação Getulio Vargas (FGV). Diretor fundador da Steinbeis-SIBE do Brasil.
Fabio Zimmermann: Engenheiro Agrícola (UNICAMP/SP), com MBA em Gestão da Qualidade Total em Serviços e Recursos Humanos pela UnB). Desde 1997, atua com assessoramento a diversas instituições públicas e privadas em gestão de projetos nos processos de planejamento, monitoramento e avaliação. Atualmente, contribui, junto ao SEBRAE, para consolidação da Gestão Estratégica Orientada para Resultados em mais de quarenta projetos da unidade do Distrito Federal e para a implantação de seu Escritório de Projetos Institucionais. Presta assessoria em planejamento estratégico institucional junto à Aeronáutica, na qual contribui para a organização de uma metodologia de planejamento específico do órgão incluindo todos os níveis da instituição, capacitação de oficiais, além da elaboração do Plano Estratégico Militar da Aeronáutica. Desde 2002, contribui com a Escola Nacional de Administração Pública na elaboração de conteúdos e na formação de gestores públicos nas seguintes temáticas: planejamento estratégico institucional, elaboração e gestão de projetos e indicadores de avaliação institucional. Junto ao Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde – INCQS atuou na organização e desenvolvimento do curso de Indicadores e Sistemas de Avaliação de Desempenho. Como facilitador, atuou em mais de 20 instituições nacionais e internacionais, pública e privadas, tendo moderado mais de 200 eventos ligados as mais diversas temáticas.
Rossana Pavanelli: Mestre em Gestão Empresarial, com ênfase em Estratégia, pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Possui Certificação MBA Internacional em Marketing e Business, junto à The Chinese University of Hong Kong. Pós-graduada em Marketing, pela FGV e Graduada em Administração de Empresas. Coordenou vários projetos, em âmbito nacional, relacionados a empresas de grande porte em diferentes segmentos da indústria e do governo, como Confederação Nacional da Indústria (CNI), Banco Central do Brasil, Tribunal de Contas da União (TCU), Ministério da Fazenda, Ministério de Minas e Energia, Organização Mundial da Saúde (OMS), Sebrae, Bauducco, Nutrimental, Vivo, Votorantim e Leroy Merlin do Brasil. Especialista em estruturação e avaliação de projetos públicos e privados. Professora de MBA da FGV. Integra, também, o time de especialistas do Programa de Educação Continuada (GV PEC) em Economia Criativa e Cidades Criativas. Palestrante ativa em Gestão de Desempenho (SMADs e BSC). Especialista em Avaliação de Programas e de Projetos, Públicos e Privados, Estratégia Avançada, Marketing e Economia e Indústrias Criativas. Membro da Rede Brasil Prospectiva, que integra representantes da iniciativa privada, do governo e do terceiro setor para discussão e compartilhamento de trabalhos em cenários. Consultora-sênior associada à FGV Projetos há quase 20 anos. Sócia-diretora da HOJE/EMP Consulting há 15 anos. Conselheira-técnica associada à Steinbeis-SIBE do Brasil.
Ana Carla Fonseca Reis: Doutora em Urbanismo pela Universidade de são Paulo (USP), Mestre em Administração, Economista e Administradora Pública pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Especialista em Economia Criativa e Cidades Criativas, sendo atualmente uma das maiores referências no tema da atualidade, no país e no mundo – com participações em projetos em mais de 30 países. Para empresas, liderou projetos regionais e globais de multinacionais por 15 anos, em marketing inovação e gestão do conhecimento, com base na América Latina, em Londres e Milão. Assessora para a Organização das Nações Unidas, (PNUD, UNESCO e UNCTAD), foi consultora do relatório global de referência Creative Economy Report em 2008 e 2013. Venceu o Prêmio Claudia 2013, em Negócios e foi apontada pelo El País como uma das 8 personalidades brasileiras que impressionam o mundo. Conferencista em 5 idiomas, autora de livros pioneiros, como Economia da Cultura e Desenvolvimento Sustentável (Prêmio Jabuti 2007) e Cidades Criativas (finalista do Jabuti 2013). Editou livros inovadores como Economia Criativa como Estratégia de Desenvolvimento e Cidades Criativas –Perspectivas. Professora de Pós-graduação e consultora, é mentora de projetos de inteligência urbana, curadora de congressos internacionais e membro do Corpo Mundial de Peritos da UNESCO. Sócia-diretora da Garimpo de Soluções. Conselheira-técnica associada à Steinbeis-SIBE do Brasil.
Álvaro Ártico: Administrador de empresas, Professor-convidado de MBA e Palestrante nas Áreas de Marketing e Gestão. Consultor-sênior com grande experiência na indústria automobilística e em setores estratégicos. Foi CEO de multinacionais como a Volkswagen Portugal (ocupando, inclusive, posições de destaque junto a diversos players internacionais) e da Ogden Services, além de Diretor de Subsidiárias da Volkswagen e Diretor da Varig. Possui experiência de mais de 30 anos na indústria automobilística, considerando atuações nacionais e internacionais em companhias como General Motors do Brasil, Ford Brasil, Chrysler e Volkswagen. Desde 1997 atua como Consultor Empresarial, atendendo a clientes e projetos de diferentes setores da indústria e utilizando diversas ferramentas de avaliação comportamental, de conhecimentos em gestão – adquiridos em países como Estados Unidos, Canadá, Alemanha, França, Itália, Espanha e Portugal. Tem apresentado resultados significativos a clientes como Nestlé, Accor (hotéis e cartões de serviço como ticket-car), Comgas, Hertz, Europcar e Casas Bahia. Entre as principais realizações: projetos relacionados à estruturação de rede de dealers no exterior, projetos de marketing (incluindo geomarketing e georreferenciamento) e projetos de gestão da cadeia de suprimentos, com relacionamento com autoridades aduaneiras, bancos centrais e locais e com organizações diversas. Conselheiro-técnico associado à Steinbeis-SIBE do Brasil.
Pedro Carvalho de Mello Doutor e Mestre em Economia pela Universidade de Chicago, Estados Unidos. Formado pela Faculdade de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Especialista internacional em Finanças e em Economia. Professor visitante da Universidade de Columbia, Estados Unidos. Foi Vice-presidente do Pittsburg National Bank, nos Estados Unidos. Professor Senior da ESALQ/USP. Possui grande experiência no mercado financeiro, tendo sido por duas vezes Diretor da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), além de ter sido Diretor da Bolsa de Mercadorias Futuras (BM&F), Diretor técnico do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC). Autor de diversos livros relevantes relacionados à economia, tais como: A Crise do Euro, os riscos para a moeda única e os desafios para a recuperação econômica europeia; O B de BRICS, potencial de consumo, recursos materiais e economia brasileira; e Crises Financeiras, quebras, medos e especulações de mercado. Consultor internacional e Coordenador da Área Internacional do FGV Management, junto a Fundação Getulio Vargas (FGV), atuando em módulos realizados na Ásia, nos Estados Unidos e na Europa. Conselheiro-técnico associado à Steinbeis-SIBE do Brasil.
Alejandro Castañé: Especialista internacional em projetos de inteligência coletiva e inovações urbanas, a exemplo da plataforma Sampa CriAtiva. Ex-Assessor Técnico de Difusão Cultural da Agência Córdoba Cultura e do Sistema de Informação Cultural da Argentina, foi consultor de programas interinstitucionais de inclusão sociocultural, envolvendo Educação, Desenvolvimento Social, Segurança e Turismo. Realizou estudos de viabilidade, impacto econômico e desenvolvimento para empreendimentos culturais e criativos, em distintas províncias argentinas e atuou como Produtor Executivo do Gran Ballet Argentino. Foi responsável por relações institucionais de atividades internacionais, inovação e transformação social com base cultural, cooperação horizontal e internacional, posicionamento de produtos e serviços de centros culturais e demais entidades sem fins lucrativos. Atuou ainda como perito independente em desenvolvimento, capacitação e cooperação da Polícia Turística da Província de Córdoba. Palestrante em países tão variados como México, Portugal, Estados Unidos, Cuba e Bolívia e em vários estados brasileiros, curador de seminários internacionais e docente no Curso de Extensão em Economia Criativa e Cidades da Universidade Candido Mendes (RJ), nos cursos livres do Cultura & Mercado (SP) e no PEC em Economia Criativa e Cidades da Fundação Getulio Vargas (SP). Sócio-Diretor da Garimpo de Soluções. Conselheiro-técnico associado à Steinbeis-SIBE do Brasil.