img-noticia-sibe-ifma

 

 

O início de outubro foi marcado pela parceria firmada entre a STEINBEIS-SIBE do Brasil e o Instituto Federal do Maranhão – IFMA: um contrato firmado para a elaboração completa de todo o processo de gestão estratégica do Instituto Federal, incluindo seus ciclos de desdobramento pelas unidades e o monitoramento dos resultados. Já o fim do mês deu espaço às primeiras ações do projeto.

Na última semana, Peter Dostler e Marcus Flávio Lenza, respectivamente Diretor-Executivo e Gerente de Projetos da STEINBEIS-SIBE do Brasil, estiveram no Maranhão, para conduzir as atividades iniciais. Cerca de 60 pessoas, entre diretores de campi, pró-reitores, assessores da reitoria e o próprio Reitor, participaram do encontro, que foi dedicado aos primeiros passos para a definição da estratégia.

O treinamento inicial, “Elaborando a Estratégia”, contou com a presença de todos e, na sequência, foi feita a elaboração e a validação das Análises SWOT e PESTAL referentes à instituição. A primeira tem como foco pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças – do inglês “Strengths, Weaknesses, Oportunities, Threats”. Já a segunda é voltada para uma série de fatores externos: políticos, econômicos, sociais, tecnológicos, ambientais e legais.

FONTE: http://portal.ifma.edu.br/2016/10/30/35479/